terça-feira, 7 de abril de 2009

PAINEL - MANDALA DE CORES



MATERIAL NECESSÁRIO

1 painel 30 X 30
1 espátula média
1 pincel condor 441 nº 20
Massa de PVA
ACQUA Betume
solvente tinnher ou ácqua ráz
Cola branca rótulo azul
3 frascos de verniz vitral, 1 amarelo, 1 vermelho e 1 azul
2 colheres (chá) de purpurina em pó ouro velho
3 colheres (sopa) de álcool
1 retalho de malha limpo
1 palito de dente

1- Com a ajuda de um molde, risque 4 círculos no painel, sendo que entre o círculo de fora e o de dentro fique um espaço de mais ou menos 4 cm, nos dois pares. Faça uma mistura de 3 partes de massa PVA para 2 de cola branca, neste caso eu usei 3 colheres de sopa de massa e 2 de cola. Passe esta mistura entre os círculo (nº1), deixe o espaço dentro dos círculos em branco (nº2). Depois de passar a mistura, dê batidinhas com o pincel para que forme uma textura crespa. Deixe secar por 2 horas. Nos círculos que ficaram em branco, preencha com cuidado com cola branca pura, aplique então o verniz vitral, gota a gota de forma aleatória, harmonize a seu gosto, use a imaginação. Eu utilizei um cabo fino de pincel, (acabei pingando algumas gotas na textura, cuidado). Com um palito de dente, faça riscos leves e suaves, misturando um pouco as cores.



2- Deixe secar de um dia para o outro. No outro dia, dilua a purpurina no álcool,com o pincel, aplique esta mistura sobre a textura, ela seca rapidamente.



3- Com o mesmo pincel, aplique o betume sobre o dourado, e vá limpando, conforme for aplicando. Passe betume nas laterais do painel e limpe também, dando batidinhas com o pano. Deixe secar e pronto.


Uma criação MARENE

2 comentários:

Lucimar disse...

OLá Márcia;
Muito obrigado por sua visitinha ao meu blog. Seu blog é muito lindo e seus trabalhos estão de parabéns!
Respondendo ao seu pedido para as fotos das lembrancinhas de bodas, eu preciso pegar a revista com minha cunhada que pediu emprestada desde o ano passado e não devolveu ainda. Assim que pegar de volta eu posto novamente e te aviso, ok?
Grande abraço.

Unknown disse...

Esse aí está lindo demais! E pensar que a revelação da idéia criativa foi primeiro para mim rsrs
Amiga essa cachola é uma cesta de ovos pascoais de idéias (citando a epoca rsrs)... que todas as cores de sua mandala estejam sempre em sua vida. Porque vc é muito especial. Minha Páscoa será ótima porque na madrugada tenho sempre boa companhia não preciso de mais nada hehe!
Receba um grande beijo da amiga que te ama e admira e te quer como uma irmã!

Direitos autorais

Todo o material postado neste blog, quando não é de minha autoria, eu dou os devidos créditos, incluindo, quando houver, links de atalho. As aulas e passo a passo, são gratúitas, não visam lucro, mas se alguém se sentir prejudicado, por favor, deixe um comentário na devida postagem que retirarei de circulação imediatamente. Obrigada e sejam bem vindos a este espaço que é de todos.