sábado, 7 de novembro de 2009

PORTA TRAVESSA , PANO DE COPA E AMIGO SECRETO


Todo ano participo do amigo secreto do fórum MINHAS TUAS NOSSAS RECEITAS , ano passado foi meio corrido e não deu para caprichar um pouco mais (este ano não foi diferente, mas me preparei antes) . Digo caprichar no sentido de que gosto de fazer eu mesma os presentes, junto vai todo o carinho da gente. Este ano eu fiz um lindo pano de copa com boneco de neve (de novo) só que modelito diferente e como minha amiga secreta gosta de travessas (ela quem disse.....kkkkk) eu resolvi que um bonito porta travessa cairia bem. Só para avisar, foi minha primeira incursão pelo mundo do QUILT. Não que tenha sido das mais brilhantes, mas creio que segui o passo a passo direitinho e não me sai mau. Confiram.

MATERIAL
- 2 m de tecido de algodão estampado (eu usei 1 metro estampado e 1 metro liso para o forro)
- 1 m de manta acrílica
- 2,5 m de viés largo liso
- 11 cm de velcro (eu utilizei um botão com uma argola de viés)



1. Corte o tecido de algodão estampado no meio, dobre um dos pedaços e corte conforme o molde. Faça o mesmo com a outra metade, que será o forro e na manta acrílica. O molde não constava da receita então eu medi a travessa, cortei um quadrado de papel pardo suficiente para cobrir com as quatro pontas toda a travessa, dobrei em quatro e fiz um recorte seguindo mais ou menos o modelo proposto.



2. Faça um sanduíche com os dois pedaços de algodão cortados, direito com direito e a manta acrílica no meio. Agora é só quiltar ou fazer matelasse em toda a peça. Como não tenho prática nem em quilt e nem em matelasse, optei por custuras retas e paralelas, bem simples. Uma das dicas é para não economizar nos alfinetes, ir acertando as partes do sanduíche e prender com alfinetes, mas depois de levar pelo menos umas quatro alfinetadas decidi que daria um pouco mais de trabalho, mas prender as peças com pontos de alinhavo é bem mais seguro.



3. No restante do tecido de algodão estampado corte duas tiras de 10 cm x 26 cm, e outras duas de 5 cm x 26 cm na manta acrílica. Faça a duas alças costurando de fora a fora no comprimento, conforme a foto. Eu achei que a alça iria ficar muito gordinha com 5 cm de manta, reduzi pela metade a manta acrílica que ficou com a medida de 2,5 cm x 26 cm.



4. Prenda uma alça em cada ponta, conforme a foto.



5. Agora costure o velcro nas outras duas pontas que ficaram sem alça, uma para dentro e outra para fora. Aplique o viés em toda a peça, e está pronto seu porta travessa. Eu fiz uma pequena argola com um pedacinho de viés + ou - 5 cm, preguei em um dos lados e no outro preguei um botãozinho combinando com a peça.



Aqui a peça terminada, não ficou simpática? Creio que minha amiga irá gostar, bem, pelo menos eu espero que sim.


E o pano de copa com boneco de neve.





Outro modelo de porta travessas de onde tirei o desenho para o pano de copa.




Fonte: minha pasta de grandes achados da NET, hoje em dia eu tomo mais cuidado e registro o site de onde tirei a idéia. Se alguém souber informar de quem é a autoria dos desenhos eu agradeço.

2 comentários:

maria rosa disse...

MUCHO TIEMPO SIN SABER DE TI mARCIA.
BONITOS TRABAJOS Y ALEGRES.
UN ABRAZO DESDE BARCELONA

Nina disse...

Mãe é lindo!!!!!!!
Quero um!!!!!!!!!!

Direitos autorais

Todo o material postado neste blog, quando não é de minha autoria, eu dou os devidos créditos, incluindo, quando houver, links de atalho. As aulas e passo a passo, são gratúitas, não visam lucro, mas se alguém se sentir prejudicado, por favor, deixe um comentário na devida postagem que retirarei de circulação imediatamente. Obrigada e sejam bem vindos a este espaço que é de todos.